Seg a Sex 7h30 às 18h00
Sáb 7h30 às 12h00
35 3526-2100
35 3521-1439

Saiba como utilizar a cerca elétrica em pastejo rotacionado

Dicas e Artigos

Para se obter pastagens que tenham mais vigor em seu crescimento, que vençam as ervas daninhas e ainda consigam proteger mais o solo, é necessário ter um processo de manejo que vise a melhoria contínua do sistema de criação de bovinos a fim de que tenham uma nutrição que favoreça as produções com mais qualidade. Além disso, esse cuidado em conseguir uma forrageira melhor irá resultar, sem dúvida, num processo que evitará gastos desnecessários com a limpeza e a manutenção das pastagens.

Pastejo rotacionado x pastejo contínuo

Quando se tem o objetivo de se ter uma pastagem que favoreça uma produção mais qualitativa e que gere menos custo, temos aquilo que é chamado de pastejo rotacionado. O sentido dessa nomenclatura está justamente porque se trata de um tipo de pastagem que utiliza a subdivisão em piquetes que permitem que os animais sejam manejados de uma forma que revezem os lugares onde irão se alimentar.

A vantagem dessa metodologia de pastejo sequencial sobre o pastejo contínuo é que nesse último, os animais ficam em um mesmo lugar por meses. Isso prejudica a qualidade das forrageiras que não terão vigor, nem evitarão as plantas invasoras e não protegerão o solo adequadamente. Todas essas desvantagens implicarão em mais gastos com a manutenção e limpeza da pastagem.

Tudo bem! Entendi! Mas, como podemos fazer isso?

Com o aparecimento das cercas eletrificadas, é muito mais fácil organizar um pastejo em piquetes. São eles que permitem o processo sequencial ou rotacionado. Além disso, há a boa notícia que se trata de um método moderno, que proporciona qualidade e ainda gera menos custo. É ou não uma maravilha?

A cerca elétrica é melhor que a tradicional, que é feita de madeira e arame, porque quando o gado esbarra nela, sente aquele pequeno choque que é memorizado pelos animais. Os piquetes permitem que o produtor escolha onde, quando e o que o gado irá pastejar. Os únicos cuidados que se deve ter é na escolha dos aparelhos eletrificadores. É necessário ir em busca de profissionais que orientem bem sobre isso para que tudo saia em favor de mais qualidade de produção com menos trabalho e, por consequência, menor custo.  

Formas de pagamento