Seg a Sex 7h30 às 18h00
Sáb 7h30 às 12h00
35 3526-2100
35 3521-1439

BOMBAS HIDRÁULICAS - Como escolher?

Dicas e Artigos

CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES

 

As informações aqui apresentadas, foram retiradas de catálogos e descritivos disponibilizados pelos fabricantes. Os quais se reservam o direito de alterar, sem aviso prévio, as informações e específicações de seus produtos

As Bombas comercializadas pela AGROMAP, são indicadas para bombeamento de líquidos quimicamente não agressivos, válidos o a 20 C

As informações contidas neste post, são de carater informartivo. Sempres consulte sempre um especialista ou Fabricante para informações técnicas mais detalhadas e indicação da Bomba Adequada.  Nosso departamento de Projetos está a disposição para auxiliar em consultas pontuais.

 

Tipos de bombas d’águaebookwittere-mail

As bombas d’água são recomendadas para a transferência de um poço a um reservatório, realizar a sucção da chuva em caso de inundaçãoes, combate a incendio, iirrigação e muitas outras aplicações Comerciais, Residenciais ou Agrícolas
 
Submersas: Como o proprio nome diz, são bombas que ficam submersas na água, divididos em dois grupos chamados de submersível e submersa. A bomba submersível realiza o trabalho por um determinado período (que varia de acordo com o fabricante), mas deve ser retirada da água após o seu uso, ser secada e guardada. 
Já as submersas são produzidas para permanecer dentro da água.
 
 
Autoaspirante: são bombas que trabalham acima do solo, indicado para poços ou lagos. A bomba autoaspirante transfere grandes quantidades de volumes de água e proporciona ótima pressão.
 
 
Periférica: são bombas que também trabalham acima do solo, são recomendadas para locais de até sete metros de profundidade. Essa bomba necessita da instalação de válvula de retenção para a água não retornar para dentro do poço. Apresenta melhor desempenho com baixo volume de água e tem alta pressão. 
 
 
Centrífuga: são bombas utilizadas em regiões secas, As bombas trabalham em locais de até sete metros de profundidade e também exigem a instalação da válvula de retenção. Diferentemente da bomba periférica, a centrífuga proporciona alto volume de transferência de água a uma baixa pressão.
 
Injetora: devido à potência e à capacidade de aumentar a sucção da água, essa bomba atinge profundidades de até 20 metros. 
 

ENTENDA A CURVA DE DIMENSIONAMENTO APRESENTADA EM CADA BOMBA

 

Utilizando como exemplo a BOMBA THEBE P-15/7 F - 10CV , Observe na fígura abaixo a Vazão Minima e Máxima de acordo com a Altura Manométrica

 

A Vazão sera de 18,4 metros cúbicos/hora a uma altura manométrica total de 70 metros, e Conforme aumentamos a Altura, reduzimos a Vasão, Até a vasão Mínima de 0,3 metros cúbicos a uma altura manométrica total de 185 metros. IMPORTANTE: Tanto o Subdimensionamento, quanto o Sobre Dimensionamento são prejudiciais a funcionalidade e preservação da Bomba. Lembre-se ! Sempre consulte um especialista para auxiliá-lo na escolha da melhor bomba, de acordo com a sua necessidade.

OBS.: CONSULTE UM TÉCNICO OU ESPECIALISTA PARA CALCULAR A ALTURA MANOMÉTRICA

TABELA DE CURVA MODELO

 

CASO NECESSÁRIO CONSULTE TABELA DE CONVERSÃO DE MEDIDAS

Formas de pagamento